sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Primeira impressão (resenha)

 Minha primeira impressão
(Por Marco Hruschka)

Após a leitura do livro de crônicas “Primeira impressão”, de Lu Oliveira, resolvi escrever algumas linhas sobre a minha primeira impressão da obra. Sobre a edição, a editora Clichetec, aqui de Maringá mesmo, capricha muito no visual e o livro, embora simples, é agradável também visualmente falando.
O livro é dividido em 3 capítulos, o que facilita a leitura por temas. São eles: “Memórias”, “Educação e família” e “Política e sociedade”.

O capítulo “Memórias” nos faz voltar no tempo e relembrar as sutilezas de nossa juventude. Percebemos como os costumes mudaram e como nossa infância foi diferente. Sem esforço, lembramos-nos de detalhes da nossa infância e juventude criando um sentimento gostoso de nostalgia. Há um resgate aos valores perdidos e à valorização da postura dos pais quando da época de criança da autora, o que ela mesmo cita, década de 80 e 90.

O segundo capítulo é o que mais gostei. A autora usa de sua experiência em sala de aula para relatar as atrocidades que existem dentro de uma instituição comercial chamada “escola”. Mostra, por meio de relatos pessoais, como os alunos estão cada vez mais abusados e desinteressados, pois se encontram sempre numa redoma, protegidos por uma coordenação que visa sempre o lucro antes da educação. 

O último capítulo retoma questões sociais, problemas de educação, comportamento e hábitos, muitos deturpados, com os quais temos dificuldade de lidar atualmente.
Muito bem escrito e com uma linguagem muito fácil de acompanhar, seu livro em muitos pontos me fez lembrar o meu “No que você está pensando?”, sobretudo no que tange à crítica social e à tentativa de retomada dos valores perdidos graças ao capitalismo, à não imposição de limites aos filhos e à (não) educação das crianças.


0 comentários:

Marco Hruschka no Facebook

Quem sou eu?

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Marco Hruschka é natural de Ivaiporã-PR, nascido em 26 de agosto de 1986. Morou toda a sua vida no norte do Paraná: passou a infância em Londrina e desde os 13 anos mora em Maringá. Sempre se interessou em escrever redações na época de colégio, mas descobriu que poderia ser escritor apenas com 21 anos. Influenciado por professores na faculdade – cursou Letras na Universidade Estadual de Maringá – começou escrevendo sonetos decassílabos heroicos, depois versos livres, contos, pensamentos e atualmente dedica-se a um novo projeto: contos eróticos. Seu primeiro poema publicado em livro (Antologia de poetas brasileiros contemporâneos – vol. 49) foi em 2008 e se chama “Carma”. De lá para cá já, entre poemas e contos, já publicou mais de 50, não apenas pela CBJE, mas também em outras antologias. Em 2010 publicou seu primeiro livro solo: “Tentação” (poemas – Editora Scortecci). Em 2014, publicou “No que você está pensando?” (Multifoco Editora), livro de pensamentos e reflexões escrito primordialmente no facebook. É professor de língua francesa e pesquisador literário.

Lançamento

Lançamento
No que você está pensando?
"A vida é um compromisso inadiável" M. H.
"A cumplicidade é um roçar de pés sob os lençóis da paixão." M.H.

No que você está pensando?

No que você está pensando?
Pensamentos e reflexões

Meu livro de poemas

Meu livro de poemas
Tentação

Total de visualizações de página

Seguidores

Contato:

marcohruschka@hotmail.com
Tecnologia do Blogger.

Siga-me por e-mail