Search

Carregando...
domingo, 24 de abril de 2011

Livro Além do Quintal, de Marlene Edir Severino

A escritora catarinense Marlene Edir Severino (http://alemdoquintal.blogspot.com) lança seu livro de poemas e aquarelas, o qual faço questão de divulgar aqui no meu blog. Juntamente com a exposição da capa, publico também o comentário crítico do também escritor Ricardo Steil, que compara de maneira graciosa "Além do Quintal" e "Tentação", meu livro de poesias. Marlene, meus parabéns pela obra. Ricardo, meus parabéns e obrigado pelo comentário. Abraços a todos.
Marco Hruschka



Crítica de Além do Quintal (Visão do Crítico)



“Tentação” de Marco Hruscka — livro-marco-poético da literatura paranaense —, enfim encontrou adversário a altura com a publicação de “Além do Quintal” da catarinense Marlene Edir Severino.

Se Hruscka através de sua poesia cria imagens, figuras, entoa melodias perfeitas com seus sonetos — um Byron da nova geração —, Marlene transforma poesia em aquarela, o corpo em tela, tesão em amor.

Universos distintos que se completam: cosmo e caos, lábios e língua, homem e mulher.
Ambos devem ser lidos tanto pelos apreciadores das belezas poéticas, quanto pelos críticos e estudiosos. Torço realmente que um dia estes dois grandes autores se encontrem pessoalmente. Ia ser lindo ver “A Dama” tomando um “cafezinho” ao lado do “Byron de Maringá”, enquanto filosofam sobre a vida, “tentações”, “saramagos”, “hildas”, “devaneios”, “jogos cíclicos”, “Florbela”, “Pessoa” e “aquarelas” existenciais. As musas aguardam ansiosas... “à espera deste milagre” no “quintal” mais próximo.

Ricardo Steil (escritor, poeta, compositor, crítico de cinema) 
http://ricardosteil.blogspot.com/

5 comentários:

Ricardo Steil disse...

Eu que agradeço a honra nobre poeta em ver meu nome no teu blog. Novamente, muitissimo obrigado.

marlene edir severino disse...

Marco,

Obrigada querido!
Fico muito grata e depois dessa conversa toda, temos que nos encontrar!

Logo te convido prum sarau no quintal!

Beijo!

Marlene

Marly Bastos in "palavreados ao vento" disse...

Marco,

Essa homenagem é "the best", pois as aquerelas da Marlene é sonho e seus poemas é realidade lírica.
Parabéns pela homenagem!

Leonardo B. disse...

E esse tanto, esse mais além que neste se reconhece, nas mãos onde se transportam e guardam este Além do Quintal, este fragmento da vida, recolhem e abrigam mais que um projecto para a grande imitação dos horizontes, um decalque e reflexo dos seus contornos: são antes, representações de vida e de serena solidez, da forma dos segredos partilhados de Marlene Edir Severino, que temos por garantidas e delineadas como imensas possibilidades para o mundo, acontecidas dentro deste livro que nos transporta… que nos leva um pouco mais além, além deste quintal que se enuncia e manifesta, singularmente.
Tão completamente!


Um abraço,

Leonardo B.

Darwin Bruno disse...

Hermosa fotografía y muy atinadas tus palabras.

Marco Hruschka no Facebook

Quem sou eu?

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Marco Hruschka é natural de Ivaiporã-PR, nascido em 26 de agosto de 1986. Morou toda a sua vida no norte do Paraná: passou a infância em Londrina e desde os 13 anos mora em Maringá. Sempre se interessou em escrever redações na época de colégio, mas descobriu que poderia ser escritor apenas com 21 anos. Influenciado por professores na faculdade – cursou Letras na Universidade Estadual de Maringá – começou escrevendo sonetos decassílabos heroicos, depois versos livres, contos, pensamentos e atualmente dedica-se a um novo projeto: contos eróticos. Seu primeiro poema publicado em livro (Antologia de poetas brasileiros contemporâneos – vol. 49) foi em 2008 e se chama “Carma”. De lá para cá já, entre poemas e contos, já publicou mais de 50, não apenas pela CBJE, mas também em outras antologias. Em 2010 publicou seu primeiro livro solo: “Tentação” (poemas – Editora Scortecci). Em 2014, publicou “No que você está pensando?” (Multifoco Editora), livro de pensamentos e reflexões escrito primordialmente no facebook. É professor de língua francesa e pesquisador literário.

Lançamento

Lançamento
No que você está pensando?
"A vida é um compromisso inadiável" M. H.
"A cumplicidade é um roçar de pés sob os lençóis da paixão." M.H.

No que você está pensando?

No que você está pensando?
Pensamentos e reflexões

Meu livro de poemas

Meu livro de poemas
Tentação

Total de visualizações de página

Seguidores

Contato:

marcohruschka@hotmail.com
Tecnologia do Blogger.

Siga-me por e-mail