Search

Carregando...
terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O novo mal do século

"Vivemos em um sociedade na qual a bebida é o novo Deus, o novo refúgio e o novo objetivo. A juventude encontra-se presa em um círculo vicioso no qual beber tornou-se bonito, de fácil acesso, a nova moda. 'Não temos amor, mas temos uma garrafa de vodka, dá na mesma!' É preciso, de alguma forma, fugir dessa realidade que nos oprime, nos esmaga, nos aflige. Afinal, temos casa, carro, estudo e supérfluos pagos pelos pais que não sabem mais cuidar dos filhos por falta de tempo ou de sei lá o quê e acabam tentando compensar dando as coisas. Dão tudo, menos educação de verdade. Dão tudo, menos limite. Estamos criando robôs que serão eternamente guiados pelo capitalismo e engolidos pela globalização. Desligue a TV, controle a internet, incentive a leitura na sua casa, senão morreremos alienados como marionetes nas mãos dessa sociedade dominadora e acéfala!" Marco Hruschka
domingo, 15 de janeiro de 2012

Ser humano

Minimize-se!
Animalize-se!
Para, enfim,
Humanizar-se!


Marco Hruschka

ESCRITORES MARINGAENSES RECEBEM PRÊMIO




Três escritores de Maringá vão receber o PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2012, homenagem idealizada pela LITERARTE – Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos, sediada em Cabo Frio – RJ. A cerimônia de outorga do prêmio acontecerá em Curitiba, nos dias 04 e 05 de fevereiro, no Hotel Nikko. 


Na programação do evento constam, além da cerimônia de premiação, posse dos Conselheiros da Literarte, Chá Literário com lançamento de Livros, Exposição de Artes Plásticas, lançamento do Catálogo Artístico-Literário LITERARTE 2012", coffe break, jantar de gala e passeio turístico-cultural.   


Os premiados, além do recebimento do Troféu "Prêmio LITERARTE 2012", receberão ainda um certificado, chancelado pela LITERARTE, além de foto oficial com fotógrafo profissional. O evento terá cobertura de mídia, com a publicação de matéria na Revista Literarte e entrevista individual para o Programa de TV “SEM FRONTEIRAS” Com Dyandreia Portugal.

Foram agraciados com o Troféu Literarte os escritores: ANGELA RAMALHO, MARCO HRUSCHKA e VERA LUCIA FÁVERO MARGUTTI.


ANGELA REGINA RAMALHO XAVIER é pedagoga, nascida em Nova Esperança e radicada em Maringá-PR. Autora de “Palavras Pedem Passagem” e “Poeminhas Dedicados”, além de um livro de crônicas (no prelo). Ousada, em seu primeiro livro, a autora contraria Vinícius de Morais e discorda de Fernando Pessoa. O livro foi indicado para leitura no quadro “Vitrine do Faustão”, pelo apresentador Fausto Silva, da Rede Globo de Televisão. O segundo livro, a autora dedicou a dez crianças e adolescentes de seu convívio. Outras crianças e adolescentes identificaram-se com os textos nele apresentados, o que levou a autora a idealizar um projeto de incentivo à leitura, com a realização de palestras em escolas públicas, projeto que pretende dar andamento em 2012. Embora o gênero predominante no seu trabalho seja a poesia, encontra-se em fase de produção seu 3º livro, primeiro no gênero de crônicas. Serão textos curtos, de no máximo uma página cada, abordando temas variados. 

MARCO ANTONIO HRUSCHKA TELES, nascido em Ivaiporã e radicado em Maringá, graduado em Letras - Português/Francês, pela Universidade Estadual de Maringá, apaixonado por Língua Francesa e Literatura, é autor do livro de poesias “Tentação”, seu 1º livro. A obra traz poemas divididos em três capítulos: “Tentação formal”, com poemas em versos metrificados; “Tentação do sofrimento”, com temáticas ligadas à dor do amor e “Tentação do Verso Livre”, com obras em estilo mais contemporâneo.
Escreve poesias e contos, os quais o autor publica regularmente em Antologias Literárias pela CBJE, já são mais de 30 participações. Pretende lançar seu livro de contos (O amor e outros vícios) ainda este ano. Contudo, sonha em escrever um romance. Mesmo assim, confessa que escrever poemas é o que mais gosta de fazer e o que faz com mais sinceridade e paixão. Credita aos versos que faz a razão de um maior reconhecimento, no futuro.

VERA LUCIA FÁVERO MARGUTTI é capixaba, nascida em 1960. Psicopedagoga, empresária e escritora. Sócia da empresa Margutti Materiais para Construções Ltda, onde administra o setor financeiro/bancário. Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela FAFIMAN, Mandaguari-PR (1982); Especialização em ensino religioso pela UEM, Maringá-PR (2000). Pós Graduação em Psicopedagogia pelo CESUMAR, em Maringá-PR (2002). Possui várias obras publicadas em jornais e revistas. Publica com regularidade em Antologias e desde 2010 seus contos, crônicas e poemas podem ser lidos na CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Participa da Antologia “Histórias para você dormir 3” pela Literarte.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Versos para uma voz en-canto

Para Najara Nogueira


Diretamente da forja das notas musicais
Mais nobres e encantadas
Nasce o timbre-tom de família e linhagem reais
Deste anjo para quem trago estrofes declaradas

Teu canto é aquele das sereias enlevadas
Cheio de malícia, veneno, ondas em cais
Entorpecente natural, razão e ideia extasiadas
Vontades incontroláveis, te quero mais e mais

Ode misteriosa, som do mar, colorido dos corais
Vozes do bem e do mal amalgamadas
Anjo negro, cuja boca atormenta em vendavais
Enlouquecendo de delícia e tentação perpetuadas

Mas, de repente, sonata e orquestra aperfeiçoadas
Anjo bom, embalando meu coração em brisas matinais
Afagando-me com brandura, carícias desveladas
Prazer imenso rumo aos céus, acordes nupciais

Como são doces, os teus madrigais
Saia do sonho, seja real, almas entrelaçadas
Quero deitar-me no teu colo perfumado demais
E padecer os ouvidos de paixão em tuas serenatas

Marco Hruschka
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A maldição do tempo



O tempo mal passou e tanto já foi passado
O que eu estou fazendo aqui parado?
O que eu estou fazendo aqui?
O que eu estou fazendo?
O que eu...?
O quê?

Marco Hruschka

Marco Hruschka no Facebook

Quem sou eu?

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Marco Hruschka é natural de Ivaiporã-PR, nascido em 26 de agosto de 1986. Morou toda a sua vida no norte do Paraná: passou a infância em Londrina e desde os 13 anos mora em Maringá. Sempre se interessou em escrever redações na época de colégio, mas descobriu que poderia ser escritor apenas com 21 anos. Influenciado por professores na faculdade – cursou Letras na Universidade Estadual de Maringá – começou escrevendo sonetos decassílabos heroicos, depois versos livres, contos, pensamentos e atualmente dedica-se a um novo projeto: contos eróticos. Seu primeiro poema publicado em livro (Antologia de poetas brasileiros contemporâneos – vol. 49) foi em 2008 e se chama “Carma”. De lá para cá já, entre poemas e contos, já publicou mais de 50, não apenas pela CBJE, mas também em outras antologias. Em 2010 publicou seu primeiro livro solo: “Tentação” (poemas – Editora Scortecci). Em 2014, publicou “No que você está pensando?” (Multifoco Editora), livro de pensamentos e reflexões escrito primordialmente no facebook. É professor de língua francesa e pesquisador literário.

Lançamento

Lançamento
No que você está pensando?
"A vida é um compromisso inadiável" M. H.
"A cumplicidade é um roçar de pés sob os lençóis da paixão." M.H.

No que você está pensando?

No que você está pensando?
Pensamentos e reflexões

Meu livro de poemas

Meu livro de poemas
Tentação

Total de visualizações de página

Seguidores

Contato:

marcohruschka@hotmail.com
Tecnologia do Blogger.

Siga-me por e-mail